terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Nick Jonas doa objetos para arrecadar fundos para África Oriental

loading
Como Nick Jonas ajudou a USAID arrecadar fundos para África Oriental

Enquanto uma devastadora fome rasga seu caminho ao longo do leste da África, e a América continua a sua crise econômica, o braço de desenvolvimento do governo dos EUA juntou-se à MTV neste feriado para tentar uma nova forma de levantar verbas muito necessárias para ajudar a muitas das pessoas mais pobres do mundo - leiloar mercadorias de celebridades.

Pela primeira vez em sua história de 50 anos, a 'Agência dos Estados Unidos para Desenvolvimento Internacional' recorreu para direcionar a segmentação do público americano para levantar o dinheiro, usando uma campanha publicitária e usando "grandes armas".


A campanha, conhecida como a Campanha FWD, incluiu os músicos Kelly Clarkson, Nick Jonas, e Trey Songz, as estrelas de reality shows da MTV o elenco de Jersey Shore e seu merchandise, e os atores de Hollywood Uma Thurman e Josh Hartnett. A MTV diz que quase $4,235 tem sido levantado para itens como um par de óculos de sol autografado por Snooki e a oportunidade de conhecer o elenco de Jersey Shore.

Os recursos provenientes de doações e mercadorias das celebridades vão a oito agências humanitárias que trabalham para conter a fome que se alastra no Quênia, Etiópia e Somália. O total pode fornecer valor de um mês de comida para mais de 140 crianças, de acordo com o site.

"A Campanha FWD para o Chifre da África é a primeira campanha de conscientização pública já feita pela USAID", disse o porta-voz da USAID Matthew Johnson. "Enquanto temos feito algumas coisas aqui e ali com celebridades e organizações do tipo da MTV, esta é a primeira campanha formal que nós temos parceiros juntos".

Mais de uma dúzia de itens foram leiloadas, desde um CD autografado por Kelly Clarkson até bonecos "bobblehead" de Beavis e Butt-Head. Em um vídeo on-line a  Sra. Thurman, o Sr. Hartnett, e outros, imploraram aos telespectadores para doar $10, ou simplesmente para enviar o vídeo em um e-mail.

"Há esperança", Geena Davis diz no vídeo, "para salvar vidas não é preciso muito."

No site da Campanha FWD na MTV ACT, o ativismo do canal a cabo, diz que a organização está "onde o punho de bombeamento e de empréstimo de uma mão amiga se chocam."

Nos últimos seis meses, a pior fome em mais de 60 anos no leste da África tem devorado a subsistência de mais de 13 milhões de pessoas. Terras secaram, gados morreram, diz a USAID. Centenas de milhares podem estar à beira de morrer de fome, as agências humanitárias disseram.

Por décadas os Estados Unidos forneceram milhares de milhões de dólares em fundos públicos para ajuda humanitária e desenvolvimento em todo o mundo, com bases em países de Bangladesh até Burundi. Mas a crise financeira mundial deixou muitos desempregados nos Estados Unidos, e o governo teve de encontrar maneiras de cortar gastos. Algumas das primeiras despesas a serem cortadas em muitos países ocidentais tem sido a ajuda ao desenvolvimento estrangeiro.

"O mundo está em um momento de crise econômica sem precedentes," o Conselho de Relações Exteriores disse em um relatório em 2009. "Como a recessão do mercado global, há um grande perigo de que os bilhões de pessoas mais pobres sejam abandonados."

Durante a última década celebridades do topo têm ajudado a preencher esse vazio, exercendo seu poder de estrela para chamar a atenção para distante conflitos: George Clooney no Sudão. Ben Affleck no Congo. Angelina Jolie praticamente em todo lugar (ela já percorreu a Tunísia, Afeganistão e Sudão como uma Embaixadora da Boa Vontade das Nações Unidas). Mas a campanha FWD é a primeira vez que o governo norte-americano formalmente uniu os braços com a Hollywood.

Certamente há dinheiro a ser feito. Dois ingressos para a festa da MTV de Ano Novo na Times Square foram vendidos por mais de $800; dinheiro suficiente para alimentar uma família de seis pessoas por mais de cinco meses, de acordo com a campanha. Passes para conhecer o elenco de Jersey Shore foram de mais de $750. Quanto aos óculos de sol Snooki - mais de $300.

A campanha terminou em 18 de dezembro.

Billboard | JM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Afiliados