Se você não tem...
1.O que é diabetes?
É uma doença provocada pela ausência, parcial ou total, da produção de insulina pelo pâncreas. Sem insulina, ninguém vive! A função desse hormônio é facilitar a entrada de glicose nas células, para que elas produzam energia, e reduzir a taxa de glicose no sangue.
2. Quais são as causas?
O tipo 1, que é o mais comum em adolescentes, está relacionado a uma falha do sistema imunológico que leva o organismo a se defender de suas próprias células e tecidos. Já o do tipo 2, geralmente, é de característica hereditária e também está relacionado à obesidade. Há cerca de 30 anos, ele aparecia apenas em pessoas com mais de 40 anos. Porém sua incidência tem crescido entre os mais jovens por causa do aumento do consumo de besteiras (refrigerantes, fast food, salgadinhos etc.). Existe ainda um terceiro tipo, mas que ocorre apenas durante a gravidez.
3. Como eu sei que tenho?
Se você notar que está perdendo muito peso, tem sede a toda hora e sede vontade de fazer xixi muitas vezes ao dia, pode ser que você tenha diabetes. Então, procure um endocrinologista para tirar a dúvida e, caso a doença seja confirmada, comece rapidamente o tratamento.
Se você descobriu que tem...
1. O que vai mudar na minha vida?
Sua rotina sofrerá, sim algumas alterações importantes para que a doença seja controlada. Você terá, por exemplo, que seguir uma dieta indicada por um nutricionista, media a taxa de glicemia no sangue de duas a seis vezes por dia e aplicar insulina - você pode fazer isso sozinha com a ajuda de canetas de insulina autoaplicativas. No começo, pode parecer difícil, mas com o tempo você acaba incorporando esses hábitos ao seu dia a dia.
2. Não posso mais sair para comer com as minhas amigas?
Claro que sim! Com os ajustes certos para dosar a quantidade de insulina em seu organismo, você pode comer praticamente tudo o que quiser. Com o diabetes controlado, doces dietéticos e até mesmo os comuns terão vez em seu cardápio! Mas não queira bancar a nutricionista. Só um profissional poderá determinar o que você deve ou não comer.
3. E se eu não tratar o que acontece?
A coisa é séria. Quando não diagnosticado ou tratado corretamente, com o tempo o diabetes acaba provocando lesões bastante graves - como infarto, derrame cerebral e cegueira. Mas calma! Com paciência e acompanhamento médico, você perceberá que ter essa doença não é o fim do mundo. Basta adaptar sua rotina. O que a gente faz o tempo todo: ao mudar de colégio, ao entrar em um curso novo, quando começamos a namorar....
Ele também tem
Aos 13 anos de idade, Nick Jonas descobriu que sofria de diabetes tipo 1. Mas nem por isso o cantor desanimou: ele aprendeu a controlar o que come e hoje em dia encara a doença numa boa. Ele e seus irmãos até fundaram uma organização, a Change for the Children, dedicada a ajudar crianças que enfrentam situações adversas como é o caso do diabetes.
Revista Capricho. Edição nº 1091 | LTD Jonas
Nenhum comentário:
Postar um comentário