Após uma pausa de alguns anos para dedicarem-se as suas vidas e projetos paralelos, os irmãos Jonas Brothers anunciaram sua volta durante o segundo semestre do ano passado. Assim, Kevin, Nick e Joe Jonas começaram em outubro com uma nova turnê mundial que traz de volta os garotos Disney ao mundo musical e a um de seus públicos mais fiéis: a América Latina.
“Os fãs latinos são os mais incríveis, carinhosos, apaixonados e fiéis que nós temos. Achamos que seria uma ótima ideia voltar a tocar aqui”, conta, por telefone, Joe Jonas, o irmão do meio, logo antes de iniciar o primeiro show da turnê – que percorrerá os países da América Latina como o Brasil, a Argentina, a Venezuela, o Uruguai, o Panamá e o Chile -, no México.
Será justamente no Chile, por sinal, que o trio voltará pela terceira vez e para parada dupla: Em 26 de fevereiro no Festival da Viña del Mar e em 28 de fevereiro na Movistar Arena, onde se esperam mais de 10 mil espectadores.
“A América do Sul tem algumas das fãs mais apaixonadas; ficam no hotel cantando nossas canções toda a noite e essas coisas são muito impressionantes e nos deixam muito emocionados”, conta o jovem de 23 anos que diz sentir-se muito honrado por fazer parte do festival mais importante do Chile, que a cada ano atrai mais a atenção da mídia local; ainda que admita conhecer “só um pouco” das características do evento.
Nesta terceira visita as terras de língua espanhola (no Chile, já se apresentaram em 2009 e 2010), Joe assegura que tentarão passar mais tempo para conhecer um pouco mais das cidades. “Queremos provar a comida e experimentar a cultura das cidades”, disse, ressaltando que, diferentemente das outras viagens, sua família não os acompanharão nessas datas.
O Retorno e a Nova “Competição”
“Tocar de novo é maravilhoso… Fazia tempo que não tocava com meus irmãos e meu coração está com eles agora. Este é um momento muito emocionante”, garante Joe Jonas a respeito de seus sentimentos sobre a hora de se reunir junto aos seus irmãos.
Sobre as diferenças que a banda apresenta ao vivo, agora, o cantor conta que tentaram manter a mesma energia, agregando alguns arranjos diferentes as canções antigas para fazê-las parecer novas para seus fãs. “Agora que estamos mais adultos, nossas influências musicais têm mudado”, comenta Jonas relatando que eles escutam Beatles e Bee Gees desde pequenos e que seu gosto atual pela música é por dance e rock ‘n’ roll. “Tentamos combinar as duas coisas em nossas canções.”
Nesta nova etapa em sua carreira, é inevitável notar que o mercado da música adolescente têm avançado rapidamente. E, se uma vez os Jonas foram os pioneiros em conquistar as jovenzinhas da nova geração, hoje em dia existem outros nomes, como a One Direction, que podem ter tomado lugar ao seu império.
“Creio que os garotos da One Direction são bons garotos, mas há coisas que nos diferenciam. Nós tocamos instrumentos e esta, creio eu, é a maior diferença entre os dois grupos. Eles estão na sua, estão muito bem e estou feliz por eles, porém nós estamos focados no que fazemos e estamos focados nisso”, explica Joe a respeito da boyband britância que, sem dúvida, foi o ícone teen de 2012.
A propósito, justamente nessa categoria de “boyband”, Joe defende suas próprias ideias e, sultimente, tenta mostrar a diferença. “Não nos ofende que nos chamem assim e entendemos, ao ter tantas fãs, nos chamem dessa maneira, porém, tocamos instrumentos, escrevemos nossas próprias músicas e opinamos em tudo o que fazemos”, deixa claro.
Em termos concretos, os Jonas Brothers preparam o lançamento de seu novo disco, em 2013, e de seu primeiro single, nos próximos dias, chamado “Pom Poms”. Depois de tanto êxito e a tão pouca idade, ainda existem sonhos pendentes? “Nosso sonho como banda… Sempre quisemos ganhar um Grammy e ir a cidades que ainda não visitamos”, diz Joe.
Os Jonas Brothers se apresentarão dia 26 de fevereiro no Festival Vinã del Mar e dia 28 do mesmo mês na Movistar Arena de Santiago