sexta-feira, 25 de março de 2011

Saiba mais sobre como Nick Jonas lida com seu diabetes


O superstar teen Nick Jonas é o esteriótipo de saúde hoje, mas 5 anos atrás seu corpo estava definhando. Mesmo aos 13 anos, Nick Jonas soube que alguma coisa estava errada. Ele só não sabia o que.

O "algumas coisa" era diabetes tipo 1, embora seja uma doença que o Jonas terá para o resto de sua vida, eles está saudável agora porque ele passa muito tempo do seu dia cuidando de seu diabetes.

"Descobrir que eu tinha diabetes foi algo obviamente devastador, mas foi também uma espécie de alívio descobrir que era algo que poderia ser controlado, e que eu ficaria bem desde que eu cuidasse disse e fizesse o que pudesse para mantê-lo controlado," disse Nick, que agora está com 18 anos.

Os sintomas de diabetes tipo 1 tendem a chegar muito rapidamente, observou o Dr. Joel Zonszein, diretor do Centro de Diabetes Clínica do Centro Médico Montefiore, em Nova York. Eles geralmente incluem:

* Sede extrema;
* A necessidade de urinar com frequência;
* A perda de peso, muitas vezes dramáticas;
* Mudanças de humor ou irritabilidade.


Diabetes tipo 1 é muitas vezes confundidas com a diabetes tipo 2 - mais comum. Mas, a causa e gestão de cada um é diferente. Diabetes tipo 1 é uma doença auto-imune no qual o sistema imunológico do corpo erroneamente identifica a células produtoras de insulina no pâncreas como um corpo estranho e as destrói. Insulina é um hormônio que permite o processo de carboidratos pelo corpo, incluindo açucar.

Diabetes tipo 2 se desenvolve quando o corpo para de usar insulina efetivamente. Isso pode ser controlado algumas vezes com dietas e exercícios. Diabetes tipo 1, por outro lado, deve ser tratada com injeções de insulina.

O problema com o tratamento de insulina, no entando é que é difícil conseguir um bom equilíbrio. Muito pouca insulina eleva as taxas de açucar no sanque, e em excesso pode causar perigosamente uma baixa taxa de açucar no sangue.

"Antes da insulina, diabetes tipo 1 era catastrófica," diz Zonszein. "Agora, com a insulina e a nova tecnologia, nós sabemos como tratar melhor esses pacientes para que possão viver por mais tempo sem complicações. Mas, grande parte do resultado depende do paciente. Eles tem de ser engajados e pró-ativos com a doença."


Nick Jonas tem se provado um ótimo exemplo de como uma pessoa "inteligente e informada, pode superar e controlar o diabetes tipo 1 bem com as ferramentas que temos hoje," disse Zonszein. "Algumas pessoas sem personalidade tem mais problemas em gerir seus estilos de vida - e com todo o seu estresse, viagens, mudanças no horário de sono, etc. Ele merece muito crédito por gerir sua diabetes tão bem."

O Jonas falou recentemente para uma multidão de fãs, muitos com diabetes tipo 1, no "Carnival for a Cure" em NYC. O Jonas, que estava no evento como porta-voz da Bayer Diabetes Care, contou a seus fãs que ele prometeu para si mesmo que ele não ia deixar que a diabetes o colocasse para baixo.

E ao que parece, ele manteve sua promessa. Desde que ele foi diagnosticado (com diabetes), a banda Jonas Brothers (Nick e seus irmãos Joe e Kevin) lançaram 3 albuns, estiveram em turnê constantemente e estrelaram 2 temporadas de um programa de TV com seus nome (JONAS e JONAS LA). Ano passado, Nick Jonas lançou seu album sólo e saiu em turnê com sua banda, Nick Jonas and the Administration, pro vários meses.

Para manter esse ritmo frenético, Nick disse que ele pensa nos níveis de açucar em seu corpo o tempo todo e testa a taxa de açucar em seu sangue 12 vezes por dia. Ele tem um nível de açucar em seu sangue que lher permite carregar facilmente suas leituras (medições) para seu médico então ele pode estar em turnê e ainda sim enviar os dados sobre o controle de seu diabetes a ele.

Nick disse que ter diabetes não é de tudo ruim. "Isso tem sido parte da minha vida que tem se tornado uma bênção em alguns aspectos," ele disse. "Eu estou apto para falar sobre isso e espero trazer uma mensagem de encorajamento."

Ele ainda adicionou, "Eu estaria mentindo se eu dissesse a vocês que não houve dias em que eu estive frustrado por ter diabetes. Isso é não exatamente algo que você espera. Em alguns momentos eu penso como seria tão mais fácil sem isso. Mas, novamente, faz parte do meu DNA, e tem me dado uma visão de vida que eu acho muito raro. Quando eu fui diagnosticado, se nós tivessemos esperado 2 dias, eu poderia estar em coma. Uma semana depois e eu poderia ter morrido, então eu sou muito grato por eu ter vivido para ver tudo isso."
Qual o melhor conselho de Nick Jonas para alguém que foi diagnoticado recentemente? "Não importa como, independente de quem você é, nunca tenha medo de confiar em seus médicos e nas pessoas a seu redor - sua família e amigos," ele disse. "Eu não seria capaz de fazer tudo isso sem o apoio das pessoas ao meu redor."


Fonte: HealthDay / Tradução e Adaptação: LTDJonas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Afiliados